A história da liga de sexualidade (LIS/UFTM-2010-2020)
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120701202337Palavras-chave:
história da psicologia, micro-história, liga acadêmicaResumo
Liga Acadêmica se refere a um grupo de discentes e docentes que, em conjunto, desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão de acordo com determinada temática. Sendo assim, objetivo deste estudo é relatar as ações desenvolvidas pela Liga de Sexualidade entre os anos de 2010 e 2020. Para isso, foi realizada uma pesquisa, em que seu objetivo geral foi criar um acervo documental da Liga de Sexualidade da UFTM (LiS/UFTM), desde o seu surgimento no ano de 2010 até o ano de 2020. Seus objetivos específicos consistiram em organizar os documentos da liga; identificar elementos históricos presentes em sua constituição; descrever os projetos realizados em cada gestão e possíveis impactos nas populações beneficiadas; investigar a relação entre coordenadores discentes e docentes quanto ao planejamento e execução das atividades; e contribuir para planejamento de atividades atuais e futuras. Para tanto, foi realizada articulação de fontes documentais e de fontes orais através de entrevistas realizadas com ex-coordenadoras/coordenadores docentes e discentes. Enquanto resultados, foi possível coletar uma grande quantia de dados e constatar a importância de uma pesquisa historiográfica voltada para programas extensionista – que podem considerar essa pesquisa como modelo. Constatou-se a importância da articulação entre fontes documentais e orais, da documentação das ações por conta da sua relação com a memória das fontes orais e do surgimento do modelo híbrido como uma possibilidade para o futuro.
Downloads
Referências
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative
Research in Psychology, v. 3, n. 2. p. 77-101. 2006.
COMITÊ DE LIGAS ACADÊMICAS. UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, s/d. Disponível em: <https://www.uftm.edu.br/comitesecomissoes/coliga>. Acesso em:08 março 2023.
D'AMORIM, M. A. Estereótipos de gênero e atitudes acerca da sexualidade em estudos sobre jovens brasileiros. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 5, n. 3, p. 121-134, 1997 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1997000300010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 março 2023.
DELGADO, L. de A. N.; FERREIRA, M. de M. História do tempo presente e ensino de História. Revista História Hoje, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 19–34, 2014. DOI: 10.20949/rhhj.v2i4.90. Disponível em: <https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/90>. Acesso em: 20 março 2023.
FERREIRA, M. de M. História do tempo presente: desafios. Cultura Vozes, Petrópolis, v. 94, n. 3, p.111-124, 2000.
GORENDER, M. E. Tempo e memória. Cogito, Salvador , v. 12, p. 36-40, 2011 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-94792011000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 10 março 2023.
JOSE, J. N.; SANTOS, K. A. dos. Violência contra as mulheres: questões do feminino na/para a Psicanálise. Analytica, São João del Rei , v. 10, n. 19, p. 1-28, 2021 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-51972021000200012&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 março 2023.
LERMEN, H. S.; CUNICO, S. D. Análise dos comentários de notícias sobre violência contra as mulheres. Estud. psicol. (Natal), Natal , v. 23, n. 1, p. 78-88, 2018 . DOI: 10.22491/1678-4669.20180009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2018000100009&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 08 março 2023.
LIGA DE SEXUALIDADE (LIS). Pró-Reitoria de Extensão Universitária. Relatório final. Uberaba, 2020. Relatório. Documento online.
LIGAS ACADÊMICAS. Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp, s. d. Disponível em: <https://www.fcm.unicamp.br/fcm/ligas-academicas>. Acesso em: 08 março 2023.
LIMA, J. V. da S.; SOARES, B. dos A.; MARAN, B. M.; SOUZA, L. A. de; HYPPOLITO , M. Ângelo .; REIS, A. C. M. B. . COVID-19 e a adaptação ao ensino remoto emergencial: revisão de escopo . Medicina (Ribeirão Preto), [S. l.], v. 55, n. 4, p. e-196129, 2022. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.196129. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/196129>. Acesso em: 10 março 2023.
MADUREIRA, A. F. do A.; BRANCO, A. U. Gênero, sexualidade e diversidade na escola a partir da perspectiva de professores/as. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 23, n. 3, p. 577-591, 2015. DOI: 10.9788/TP2015.3-05. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2015000300005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 março 2023.
MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: Seminário Internacional sobre Pesquisa e Estudos Qualitativos, 2, 2004, Bauru. A pesquisa qualitativa em debate. Anais... Bauru: USC, 2004. CD-ROOM. ISBN:85-98623-01-6.
MEIHY, J. C. S. B. Manual de História Oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
OLIVEIRA, E. T. de; VEDANA, K. G. G. Suicídio e depressão na população LGBT: postagens publicadas em blogs pessoais. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto , v. 16, n. 4, p. 39-48, 2020 . DOI: 10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.168145. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-69762020000400005&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 08 março 2023.
PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa
historiográfica. Cadernos de pesquisa, n. 114, p. 179-195, 2001.
ROSA, L. S. da; MACKEDANZ, L. F. A ANÁLISE TEMÁTICA COMO METODOLOGIA NA PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 16, p. e8574, 2021. ISSN 1809-0354. DOI: 10.7867/1809-0354202116e8574. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/8574>. Acesso em: 06 março 2023.
SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D. de; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351>. Acesso em: 20 março 2023.
SOUZA, L. S. de; NOGUCHI, C. de S.; ALVARES, L. B. Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em psicologia. Est. Inter. Psicol., Londrina , v. 10, n. 1, p. 237-251, 2019 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-64072019000100013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 08 março 2023.
TEIXEIRA, L. S.; CUNHA, L. F. de O. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO SOBRE FISSURA LABIOPALATINA POR UMA LIGA ACADÊMICA DE CIRURGIA PLÁSTICA DE FORTALEZA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 169-178, 2018. DOI: 10.5965/2594641221169. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/12832>. Acesso em: 20 março 2023.
UFCSPA - LIGAS ACADÊMICAS. UFCSPA — Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, s. d. Disponível em: <https://www.ufcspa.edu.br/vida-academica/extensao/ligas-academicas>. Acesso em: 08 março 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.