Divulgação científica de um projeto extensionista pela métrica do Instagram Insights

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641208012024e2537

Palavras-chave:

tecnologia, informação, ciência, rede social

Resumo

O Instagram (IG) é uma ferramenta acessível a todos e é perceptível o seu grande potencial para divulgação e alcance dos mais diferentes públicos. Através desta rede social é possível que a pessoa que está do outro lado da tela embarque em uma aventura de conhecimento através das postagens com informações que chegam de maneira simples, divertida e dinâmica. Dentro desse contexto, artigo objetiva refletir sobre a utilização do IG como recurso para a divulgação científica do projeto extensionista intitulado BioCine: Cinema com Ciência, iniciado no período da pandemia de Covid-19, o qual, exibiu ao longo do ano de 2021, nove filmes longas-metragens e de animação que abordaram temáticas biológicas, com o intuito de promover debates científicos e realizar a divulgação de conteúdos de Ciências e Biologia. A ferramenta Insights do IG mostrou o aumento das interações nas postagens do projeto e sua relevância para os participantes, a análise das estatísticas auxiliou a tomada de decisões sobre as estratégias de divulgação científica mais adequadas para serem utilizadas. Em 2021, o Instagram (IG) do projeto BioCine contava com 200 publicações, das quais 41 apresentavam relevância acima de 30, em relação aos 203 seguidores do perfil do projeto. Na análise dos stories, o alcance máximo foi de 54 seguidores e somando todas as impressões obteve-se um resultado de 1.202 visualizações entre seguidores e não seguidores. Os resultados apresentados evidenciam que a utilização da ferramenta Insights do IG, impactou o processo de divulgação científica do projeto extensionista, aumentando tanto o número de participantes quanto o engajamento das publicações que tiveram um aumento de curtidas e comentários. Logo, mostrou-se como uma forma de levar conhecimento científico de qualidade aos mais diversos públicos.

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Biografia do Autor

Helen de Sousa Brasil, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Antonio Alcides Gomes Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Maria Isa Morais Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Laura Helena Pinto de Castro, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora do Projeto de Extensão BioCine do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará

Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da UECE/UAB, Fortaleza-Ceará-Brasil

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Publicado

2024-10-11

Como Citar

BRASIL, Helen de Sousa; GOMES FILHO, Antonio Alcides; LIMA, Maria Isa Morais; CASTRO, Laura Helena Pinto de; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia; PAIXÃO, Germana Costa. Divulgação científica de um projeto extensionista pela métrica do Instagram Insights. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 8, n. 1, 2024. DOI: 10.5965/2594641208012024e2537. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/23274. Acesso em: 21 nov. 2024.

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