EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CAMINHO À DISCUSSÃO SOBRE A CIDADANIA A PARTIR DA HISTÓRIA LOCAL

Autores

  • Carmem Gessilda Burgert Schiavon FURG
  • Tiago Fonseca dos Santos FURG

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v5i1.2233

Resumo

O presente texto trata das interações entre a Educação Patrimonial e a história local como pontos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania, a partir da realização do Projeto de Extensão e Pesquisa denominado “Educação Patrimonial no Centro de Documentação Histórica da FURG: práticas pedagógicas e valorização dos bens culturais e ambientais junto a estudantes da educação básica rio-grandina". Em outras palavras, aponta-se a necessidade de construção de pedagogias e a (re) significação do espaço e do currículo escolar como aspectos essenciais à aproximação das práticas pedagógicas à realidade dos estudantes, constituindo-as na cultura local e primando pela valorização do patrimônio cultural em seu sentido mais amplo.

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Publicado

2011-12-27

Como Citar

SCHIAVON, Carmem Gessilda Burgert; SANTOS, Tiago Fonseca dos. EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM CAMINHO À DISCUSSÃO SOBRE A CIDADANIA A PARTIR DA HISTÓRIA LOCAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.5965/cidea.v5i1.2233. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2233. Acesso em: 22 dez. 2024.