Educação Física para pessoas em situação de rua: uma reflexão da capoeira a partir do fato social

Autores

  • Luis Gustavo Normanton Beltrme Instituto Federal de Goiás image/svg+xml
  • Rita de Cássia Martins Simões Amaral Centro Universitário do Distrito Federal image/svg+xml
  • Fabio Aurélio Silva Oliveira Centro Universitário do Distrito Federal image/svg+xml
  • Caroline Piske de Azevedo Mohamed Centro Universitário do Distrito Federal image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v6i1.22157

Palavras-chave:

Educação Física, Capoeira, Pessoas em situação de rua, Fato social

Resumo

As imposições expressas por uma determinada sociedade, refletida em forma de agir, pensar e sentir, as quais apresentam-se marcadamente como fatores exteriores ao indivíduo podem exercer um poder imperativo e coercitivo da sociedade sobre eles. Tal perspectiva tem sido observada em pessoas em situação de rua (PSR). Esta pesquisa tem como objetivo uma análise reflexiva da Educação Física, em sua perspectiva pedagógica e sociocultural do corpo em movimento, tendo como base entendimento da PSR a luz do “fato social”. Os estudos que nortearam a pesquisa se fundamentaram em: evidências históricas e socioculturais do corpo na sociedade; aspectos pedagógicos da educação física; e as relações sociais construídas pelas PSR.  O estudo utilizou-se de observação direta e elaboração de roteiros. Foram realizadas coleta de dados exploratória, por meio de leituras e análise do contexto social em que seriam realizadas as atividades e observações em contexto prático. A atividade proposta foi a Capoeira, por ser uma manifestação cultural que se aproximou mais das relações históricas e culturais de construção da identidade brasileira. A ação pedagógica atribuída se baseou nos componentes procedimentais, conceituais e atitudinais. Apesar de um repertório motor variado, a luz do “fato social”, foi observado que as PSR não são sequer percebidas pela sociedade. Destaca-se neste contexto, uma ruptura de identidade cultural associada à autoimagem, autoestima abalada e dificuldade de autoafirmação. Isso se reflete como ponto central para a integração social da PSR. Foi observado uma necessidade de um debate mais amplo sobre as possibilidades de estimular um espaço para “escuta” durante as aulas; inserir de forma indireta aspectos atitudinais e conceituais por meio das expressões corporais e músicas como uma forma de trabalhar autoimagem das PSR estudadas. 

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Publicado

2023-03-18

Como Citar

BELTRME, Luis Gustavo Normanton; AMARAL, Rita de Cássia Martins Simões; OLIVEIRA, Fabio Aurélio Silva; MOHAMED, Caroline Piske de Azevedo. Educação Física para pessoas em situação de rua: uma reflexão da capoeira a partir do fato social. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 76–88, 2023. DOI: 10.5965/cidea.v6i1.22157. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/22157. Acesso em: 9 out. 2024.