DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

PODCAST BIBLIOQUÊ? PRESENTE

Autores

  • Danielly Oliveira Inomata UFAM
  • Carlos Lima da Silva Junior
  • Tatiane Batani Sampaio Universidade Federal do Amazonas
  • Matheus Freitas da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641205022021107

Palavras-chave:

Podcast Biblioquê?. Covid-19. Democratização do conhecimento. Informação situacional. Pandemia.

Resumo

Discute o podcast como uma ferramenta para a democratização do conhecimento e divulgação científica. Tem como objetivo relatar a atuação do Podcast Biblioquê? como instrumento de produção de divulgação de informação situacional sobre a Pandemia. Trata-se de um relato de experiência da execução de projeto de extensão universitária, da Universidade Federal do Amazonas, por docentes e discentes do curso de Biblioteconomia. Analisa que (i) a extensão universitária pode funcionar como um meio para levar a sociedade informações situacionais com vistas ao combate de fake news e desinformação, sendo eficiente em tempos de crise como a pandemia do novo coronavírus; (ii) a pandemia deixou em evidência diversos problemas da sociedade, em várias esferas, dentre eles, o ainda deficiente uso das tecnologias da informação e comunicação; (iii) os conteúdos com maior audiência, estavam relacionados ao relato de confinamento (que trouxe conteúdo sobre saúde mental, leituras, reflexões e rede de apoio) (36,5%) e Competência sobre informação situacional (29,9%). Conclui que a roteirização dos episódios especiais foram capazes de cumprir a proposta, alcançando o seu público, ao exercer o papel de informar e comunicar a comunidade acadêmica e a sociedade sobre as mudanças e consequências causadas pelo novo Coronavírus.

Biografia do Autor

Tatiane Batani Sampaio, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Biblioteconomia | Universidade Federal do Amazonas

Matheus Freitas da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Biblioteconomia | Universidade Federal do Amazonas

Referências

ABUD, Marcelo; ISHIKAWA, Cesar Yuji; GONZAGA, Luis Dias. Tendências do Podcast no Brasil: Formatos e Demandas. São Paulo: FAAP – Faculdade Armando Alvares Penteado, 2019. Disponível em: https://www.faap.br/nimd/pdf/2019-08_podcast_REV.pdf. Acesso em: 16 nov. 2021.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In. BARCA, A., PERALBO, M.; PORTO, A., DUARTE DA SILVA, B.; ALMEIDA, L. (Eds.). Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 2007.

CARVALHO, K. M. A.; SALDANHA, G. S. O som que o documento tem: o podcast da web 2.0 ao princípio monográfico. Brazilian Journal of Information Science, v. 12 No 1, n. 1, 2018. DOI: 10.5016/brajis.v12i1.6807. Acesso em: 16 nov. 2021.

DIEGUES, V.; COUTINHO, C. P. Webrádio educativa: produção e utilização de podcasts em experiências educomunicativas. Prisma.com (Portugual), n. 13, p. 125-147, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/64429>. Acesso em: 16 nov. 2021.

LUIZ, Lucio, et al. O podcast no Brasil e no mundo: democracia, comunicação e tecnologia. In. SIMPÓSIO NACIONAL ABCiber, 4, Anais... Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2010.

LIFANG LI, Q. et al. Characterizing the Propagation of Situational Information in Social Media During COVID-19 Epidemic: A Case Study on Weibo. IEEE Transactions on Computational Social Systems, v. 7, n. 2, p. 556-562, 2020.

MOURA, A.; CARVALHO, A. A. A. Podcast: potencialidades na educação. Prisma.com (Portugual), n. 3, p. 88-110, 2006. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/69641>. Acesso em: 16 nov. 2021.

RENÓ, Julia. Audiência de podcasts no Brasil dispara em meio à pandemia. 2021. Disponível em: https://portal.comunique-se.com.br/audiencia-de-poscasts-no-brasil-dispara-na-pandemia/. Acesso em: 16 nov. 2021.

SILVA JUNIOR, Carlos Lima da; INOMATA, Danielly Oliveira; SOUZA, Rayanne Azevedo de. Mídia Podcast: estudo do fluxo de informação para a melhoria da gestão e do processo de produção. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFAM, 30., 2021. Manaus. Anais [...]. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2021.

SOUZA, Rodrigo et al. Roteirização do podcast “Biblioquê?”: relato de experiência durante a pandemia Covid-19. In: Encontro Nacional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 43., 2021, Virtual. Anais [...] Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2021.

VILELA, Luiza. Brasil é o 5º no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts. 2021. Disponível em: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/07/23/podcasts-modelo-pandemia-brasil/. Acesso em: 16 nov. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

OLIVEIRA INOMATA, D.; LIMA DA SILVA JUNIOR, C.; BATANI SAMPAIO, T.; FREITAS DA SILVA, M. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: PODCAST BIBLIOQUÊ? PRESENTE. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 107-119, 2021. DOI: 10.5965/2594641205022021107. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/21304. Acesso em: 20 jan. 2022.