A INOVADORA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE CARDIOLOGIA E MEDICINA DO EXERCÍCIO

Autores

  • Tales de Carvalho CEFID/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965

Palavras-chave:

Medicina do Esporte, Cardiologia, Reeducação Alimentar, Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício, Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, Medicina

Resumo

O Núcleo de Cardiologia e Medicina do Exercício (NCME) tem se notabilizado por contemplar a Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica (RCPM), modalidade terapêutica fundamentada na mudança de estilo de vida, com ênfase nos exercícios físicos, essencial no tratamento de portadores crônicos de doenças cardiovasculares, pulmonares e metabólicas. A proposta do NCME visa, também, ao atendimento de desportistas e atletas, visando à prevenção de doenças em geral, mas com foco especial para o diagnóstico precoce e subseqüente tratamento da síndrome de excesso de treinamento (SET). A SET é responsável por distúrbios psicológicos, músculo-esqueléticos, cardiovasculares e hormonais, prejudicando a saúde do corpo e da mente. Uma terceira vertente da proposta do NCME consiste no oferecimento de estágios, palestras e eventos científicos, como atividades curriculares e extracurriculares, que contribuam para a formação e aperfeiçoamento de alunos e profissionais da área da saúde. No contexto de todas as ações do NCME existe espaço para o desenvolvimento de projetos científicos, produzidos como trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e mais recentemente teses de doutorado. Portanto, no projeto do NCME existe um explícito interesse em acentuar a vinculação da extensão com o ensino e a pesquisa, que é a essência de sua proposta.

Biografia do Autor

Tales de Carvalho, CEFID/UDESC

Médico especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte; Doutor pela Faculdade de Medicina da USP (Área de Patologia); Professor Associado da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID); Diretor da Clínica de Prevenção e Reabilitação CARDIOSPORT.

Downloads

Publicado

2010-12-24

Como Citar

CARVALHO, T. de. A INOVADORA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE CARDIOLOGIA E MEDICINA DO EXERCÍCIO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 4, 2010. DOI: 10.5965. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2100. Acesso em: 6 maio. 2021.