A EXPERIÊNCIA DA MENTORIA POR MEIO DO CIBERESPAÇO NO CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, CURRÍCULO E SOCIEDADE - NER/UDESC 2020

O DESAFIO DA PRODUÇÃO VIRTUAL DE OFICINAS NAS ÁREAS MEIO AMBIENTE E TRABALHO

Autores

  • Ivoneti da Silva Ramos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sérgio Marian Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc
  • Rubens Staloch Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai

DOI:

https://doi.org/10.5965/2594641205012021185

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Relato de Experiência, Mentoria, Ciberespaço, Udesc

Resumo

Este relato apresenta uma experiência de mentoria para elaboração de oficinas de caráter extensionistas realizada no Módulo 4 do curso de Extensão Universitária, Currículo e Sociedade, promovido pelo Núcleo Extensionista Rondon da Universidade do Estado de Santa Catarina (NER/UDESC) durante o ano de 2020. Ainda, se tem como intuito manter a memória dos trabalhos realizados diante do desafio da produção virtual de oficinas nas Área Meio Ambiente e Trabalho. A metodologia para escrita seguiu a lógica de pesquisa qualitativa, bibliográfica não sistemática e observação realizada concomitante ao desenvolvimento do projeto, além da coleta de depoimentos dos cursistas por meio de formulário eletrônico. Como resultados, se elenca que diversas foram as contribuições aos cursistas, sobretudo, a oportunidade de formação e experiência. Por fim, fica ainda, o registro de um momento histórico de esforço da Extensão Universitária e a experiência da mentoria mediada por meio do ciberespaço, o qual mostrou-se muito promissor para mediações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências.

COSTA, D. de M.; AMANTE, C. J.; COSTA, M. A.; SILVA, C. H. P. da. Aspectos da reestruturação das universidades federais por meio do Reuni: um estudo no Estado de Santa Catarina. In: Revista Gestão Universitária na América Latina: Revista GUAL, vol. 4, n. 4, 2011.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2012. Disponílvel em: http://www.ufrgs.br/prorext-siteantigo/arquivos-diversos/PNE_07.11.2012.pdf/view. Acessado em 16/dez/2020.

MORIN, E. A via para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

RIBEIRO, D. A universidade necessária. São Paulo: Paz e terra, 1973.

SCHMIDT, L.P. Perspectivas presentes para integração universidade – sociedade. In SCMIDT L.O. CRISOSTIMO, A.L KIEL, C.A. (Org.). Despertar para o conhecimento científico extensionista. Guarapuava: Unicentro, 2011.

SOUSA SANTOS, B. de. A Universidade no século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2004.

STALOCH, R.; ROCHA, I. de. O. Observação Multidimensional da pandemia do Coronavirus. Confluências. Niterói/RJ. v. 22, n.2, ago./dez. 2020. pp.130-146.

SZTOMPKA, P. A sociologia da mudança social. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

UDESC. Universidade do Estado de Santa Catarina. Ambiente virtual de aprendizagem: moodle. Disponível em: www.moodle.udesc.br. Acessado em 10/12/2020.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

RAMOS, Ivoneti da Silva; MARIAN, Sérgio; STALOCH, Rubens. A EXPERIÊNCIA DA MENTORIA POR MEIO DO CIBERESPAÇO NO CURSO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, CURRÍCULO E SOCIEDADE - NER/UDESC 2020: O DESAFIO DA PRODUÇÃO VIRTUAL DE OFICINAS NAS ÁREAS MEIO AMBIENTE E TRABALHO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 185–197, 2023. DOI: 10.5965/2594641205012021185. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/19900. Acesso em: 21 dez. 2024.