A OFICINA D ELEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: FUNDAMENTOS E EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UDESC
DOI:
https://doi.org/10.5965/cidea.v2i1.1712Resumo
Este ensaio pretende tratar um dos aspectos do tema da leitura, segundo o qual a leitura é um exercício individual tanto quanto coletivo. Faz isso através do relato de um Projeto de Extensão em funcionamento na Universidade do Estado de Santa Catarina, intitulado Oficina de Leitura e Interpretação de Textos. A leitura é aqui entendida como a decifração, análise, explicitação de informações, conceitos, mensagem enfim, estruturados na forma de um discurso montado por meio de sinais gráficos. O projeto desenvolve-se desde 2006, na Faculdade de Educação da UDESC e realiza reuniões periódicas para a leitura e discussão de textos literários e teóricos de variados períodos e autores. O objetivo é o desenvolvimento de uma habilidade de leitura crítica mais aprofundada, que contribua na relação dos participantes com seu meio social, com a herança cultural a que têm acesso, e naturalmente em seu desempenho no processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-02
Como Citar
MATOS, José Claudio; YANO, Daniela; ROHR, Daniele. A OFICINA D ELEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: FUNDAMENTOS E EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UDESC. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.5965/cidea.v2i1.1712. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1712. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos