TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

Autores

  • Denise Soares Miguel UDESC/FAED

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v1i1.1682

Resumo

O Projeto de Extensão Informática e Cidadania, vinculado ao Programa Entrelaços do Saber, do Centro de Ciências da Educação vêm sendo desenvolvido desde 2003 no Bairro Monte Cristo, Florianópolis (SC), especialmente na Comunidade Nova Esperança. Este Projeto visa proporcionar novas possibilidades de utilização do tempo por crianças e jovens das comunidades que compõem o bairro, haja vista as poucas alternativas de lazer e formação, assim como a vulnerabilidade social a que estão submetidos/as por estarem sujeitos a problemas ligados à dinâmica das violências e tráfico de drogas. Das atividades em oficinas pedagógicas de informática e cursos de formação e capacitação nesta área, formou-se uma equipe de monitores/as de informática que atuou e atua neste e em outros projetos sociais. Este processo é acompanhado e orientado pedagogicamente possibilitando novos olhares sobre a relação da tecnologia com a educação. Nas ações deste Projeto de Extensão além das aquisições de conhecimento sobre as tecnologias da informação e comunicação inseridas na maioria das atividades realizadas atualmente, busca-se também, a inclusão digital e a preparação de jovens para enfrentar o mercado de trabalho com maior qualificação. A vivência de crianças e de jovens neste Projeto vem proporcionando novas sociabilidades e a construção de outras experiências de transformação da informação em conhecimento. Algumas parcerias foram sendo construídas neste processo, dentre elas, com o Consórcio Social da Juventude/Projeto Aroeira e com o Centro de Evangelização Popular (CEDEP).

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Publicado

2021-01-18

Como Citar

MIGUEL, Denise Soares. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: TRANSFORMANDO INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v1i1.1682. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1682. Acesso em: 25 nov. 2024.