REPENSANDO A TRAJETÓRIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA RESIDÊNCIA MÉDICA E PRECEPTORIA NO SUS E SEUS IMPACTOS NA VIDA PROFISSIONAL/NA VIDA ACADÊMICA

Autores

  • Ana Carolina Alvares Lavigne de Lemos Ta Docente -Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Meire Núbia Santos de Santana Docente -Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Eliana Santos Goldman Pinto Enfermeira. Especialista em Saúde da Família
  • Maria Conceição Scaldaferri Fernandes Docente -Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Verônica Ferreira de Souza Fernandes Docente -Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.5965/259464123286

Palavras-chave:

Aprendizagem, Preceptoria, Formação profissional em saúde.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo descrever e discutir a trajetória de docentes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz nos Cursos de Especialização Preceptoria em Residência Médica e Preceptoria no SUS, promovidos pelo Instituto Sírio Libanês Ensino e Pesquisa, bem como analisar os impactos da aprendizagem na vida profissional dos mesmos. Além disso, apresentar o relato do percurso trilhado em busca de conhecimentos, assim como o registro das experiências, as percepções acerca do processo de aprendizagem e seus efeitos na prática profissional. O caminho metodológico realizado foi constituído a partir da descrição das atividades educacionais propostas pelo curso, entre elas: situação problema, narrativa, oficina, compartilhamento da viagem, aprendizagem autodirigida, portfólio e projeto aplicativo. Buscou-se estabelecer um diálogo entre as experiências vivenciadas durante o período de março a novembro de 2017 nos referidos cursos de pós-graduação com o referencial teórico sobre metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, com a literatura referente ao exercício da preceptoria no Sistema Único de Saúde e outros aportes teóricos sobre metodologias inovadoras. Conclui -se que os cursos instigaram a reflexão e apontaram pistas para auxiliar na formação de profissionais de saúde, forneceram apoio pedagógico para reiterar as Diretrizes Curriculares Nacionais como modelo no Curso de Graduação em Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), solidificar o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e fortalecer a articulação ensino-serviço-comunidade e a adoção do paradigma da integralidade. Enfim, forneceram subsídios para adquirir o perfil de competência de preceptoria estabelecido pela Instituição formadora.

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

ALVARES LAVIGNE DE LEMOS TA, Ana Carolina; SANTOS DE SANTANA, Meire Núbia; SANTOS GOLDMAN PINTO, Eliana; SCALDAFERRI FERNANDES, Maria Conceição; SOUZA FERNANDES, Verônica Ferreira de. REPENSANDO A TRAJETÓRIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA RESIDÊNCIA MÉDICA E PRECEPTORIA NO SUS E SEUS IMPACTOS NA VIDA PROFISSIONAL/NA VIDA ACADÊMICA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 86–103, 2023. DOI: 10.5965/259464123286. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/15273. Acesso em: 27 dez. 2024.