COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL E PROFISSIONAL

Autores

  • Jonas Godtsfriedt
  • Carla Elane Silva dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v1i1.10928

Resumo

O objetivo do presente artigo foi promover a reflexão a respeito da competência profissional, buscando ampliar a compreensão sobre a competência no campo educacional. Na trajetória deste estudo procurou-se defender a ideia que as competências são parte de um construto social, desta maneira, não são passíveis de neutralidade. Este artigo é bibliográfico de caráter descritivo-propositivo tem como metodologia, realizar uma discussão sobre competências e suas relações no ambiente educacional e profissional. Demonstraram-se algumas bases teóricas e conceituais que embasam as propostas teóricas expostas sobre as competências e suas reverberações no ambiente educacional e profissional. A competência, neste artigo, partiremos do pressuposto que poderá ser assimilada como sendo a possibilidade, de saber agir, integrar, mobilizar e transferir um conjunto de recursos num contexto dado para fazer face aos diferentes problemas encontrados ou para realizar uma tarefa. Fundamentou-se que as noções de competência possuem um breve deslocamento, tanto na esfera educativa, quanto na esfera do trabalho, onde se caminha a partir dos saberes e da qualificação à competência, não importando mais o simples saber-fazer, mas o saber-ser, o ser competente, uma vez que competência pode ser considerada como a capacidade para resolver um problema em uma situação dada. Palavras- chave: Competência Profissional. Conhecimento. Aptidão. Atitude.

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Publicado

2021-01-14

Como Citar

GODTSFRIEDT, Jonas; SANTOS, Carla Elane Silva dos. COMPETÊNCIAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL E PROFISSIONAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 36–51, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v1i1.10928. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/10928. Acesso em: 13 nov. 2024.