ENTRE A REPRESENTAÇÃO E O SENTIDO: REFLEXÕES A RESPEITO DA RELAÇÃO ENTRE FOTOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE
Resumo
presente estudo visa refletir a respeito da relação entre fotografia e representação
de realidade. A partir de uma revisão bibliográfica, que leva em consideração desde
aspectos mais técnicos da fotografia como aqueles presentes em Santaella e Nӧth
(2012), até considerações mais sociológicas/filosóficas como aquelas apresentadas por Sontag (2004), foram traçados alguns “caminhos” através dos quais a foto passa, em algum nível, por um tipo de manipulação. Dessa maneira se torna possível aproximar o artefato fotográfico muito mais de uma plataforma de expressão do que de uma possível repetição do real (vivido).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.