MODERNIDADES MÚLTIPLAS - DISCURSOS SOBRE AS ARTES NO PARANÁ NA DÉCADA DE 1940
Resumo
O presente artigo tem como objeto central a investigação dos sentidos assumidos pelo termo moderno aplicado às artes no Paraná durante a década de 1940. Tal recorte é justificado pela possibilidade de se observar múltiplos espaços onde se construíram discursos sobre o moderno em relação a produção artística, pois esta década assistiu à criação do Salão Paranaense de Belas Artes em 1944, à fundação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1948, além de ter sido o período de circulação da revista Joaquim, incendioso periódico de arte e literatura, divulgador de discursos modernos e anti-institucionais que circulou na cidade por dois anos (1946-48). Acreditamos
que lançar novos olhares e interpretações para os elementos constituintes do meio artístico no período em cotejo com outros estudos publicados, que trataram da mesma temática em períodos distintos, significa desconstruir rótulos inerentes à própria história da arte paranaense. Tentar compreender historicamente os discursos artísticos nos possibilita ressignificar o ideário discursivo sobre a arte moderna a partir do lugar presente e da condições latentes próprias de nossa época.
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