DESNATURALIZAR O OLHAR SOBRE AS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO EM ARTES VISUAIS
Resumo
O presente estudo tem por objetivo tensionar questões relacionadas à gênero e sexualidade como temáticas do processo educativo em artes visuais, a partir da perspectiva da cultura visual. A concepção de desnaturalizar perpassará a escrita deste artigo, pensado-a como um ato educativo, onde desnaturalizar-se significadeslocar o olhar para com o outro, em um movimento de relações, no qual faz parte deste processo a subjetivação. Aonde, busco nos meus estágios curriculares, investigar como ocorre essa subjetivação, por meio de imagens oriundas do campo artístico e da publicidade, sob a perspectiva de estudo da cultura visual. Em vista disso, desnaturalizar o olhar sobre estereótipos construídos a cerca destes artefatos culturais produzidos pela cultura, arte e publicidade, busca-se potencializar problematizações das temáticas de gênero e sexualidade no ambiente escolar, pois é no cenário educacional que encontramos também um espaço de produção do conhecimento e outros saberes. Neste sentido, este artigo é o resultado de um projeto de pesquisa e ensino do estágio supervisionado. A metodologia do trabalho admitiu a prática como pesquisa, a bricolagem, perspectiva cunhada por Kincheloe e Berry (2007) que consiste na flexibilidade de o investigador, fazer uso de diferentes abordagens metodológicas que dialogam entre si para dar conta de seu objeto de pesquisa. Serve como meios na pesquisa, com o intuito de justapor diferentes ideias, conceitos e ações em relação as temáticas abordadas. Intuo a necessidade, nesses espaços de saberes, como é imprescindível trabalhar com as imagens, para estabelecer relações, a partir da visualidade, que instigue para outros apontamentos.Downloads
Publicado
2016-12-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.