BAS JAN ADER E JEAN-LUC NANCY, ou das espumas de um des-astre.
Resumo
O presente ensaio se propõe a refletir sobre o trabalho do artista Bas Jan Ader a partir da imagem do informe – da espuma – que aparece no nascimento de Afrodite. Para tanto, o ensaio se apoia em alguns conceitos de Jean-Luc Nancy, que constam, principalmente, nos seguintes trabalhos: El Sentido del Mundo, Demanda e Noli me Tangere. A proposta é pensar a espuma como aquilo que resulta da queda, do acaso e do desastre.Downloads
Publicado
2016-12-10
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.