Cidade Passo. Reflexões sobre uma cartografia movediça
Resumo
Este artigo busca refletir sobre os primeiros experimentos de uma investigação-ação que retoma a noção de psicogeografia (cunhada pelo escritor francês Guy Debord) para a criação de mapas subjetivos de São Paulo a partir do procedimento das entrevistas passo. Partimos do pressuposto de que estes mapas são narrativas que, para além de seu valor estético, são dotadas de grande potencial disparador de reflexões e relações individuais no espaço urbano, com reverberações que chegam a esferas mais amplas dentro do pensamento sobre design, arquitetura e o urbanismo nas cidades.
Downloads
Publicado
2014-12-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.