Catástrofe, memória e a mística judaica em Anselm Kiefer
Resumo
O artigo aborda a reflexão pictórica de Alsem Kiefer, tentando estabelecer uma relação com o pensamento filosófico, literário e imagético, sobre a concepção de catástrofe, a partir da concepção historiográfica proposta por Walter Benjamin e dos poemas de Paul Celan. A estética da catástrofe abordada na pesquisa reflete o pensamento místico judaico presente na obra do artista, no pensamento do filósofo e na poesia de Celan. O trabalho de Kiefer apresenta um elo entre o mundo terreno e o mundo celestial, onde inclui a mitologia e os elementos do messianismo judaico, para inserir com a imagem da ruína, a reflexão sobre o passado, diante de um aspecto de destruição e de redenção humana, propõe ao espectador um modo de repensar a história.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.