A temporalidade das imagens: uma singular experiência do tempo
Resumo
Resumo: O artigo apresenta uma perspectiva da pesquisa em curso no doutorado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da URFJ. Trata-se de uma discussão no campo da teoria das imagens alicerçada na hipótese de que as imagens artísticas são constituídas por uma tensão que congrega temporalidades distintas em sua fatura. Na mesma medida, coloca-se em jogo a montagem como técnica fundamental da operação constitutiva das imagens nos trabalhos de arte. A noção de imagem dialética do filósofo Walter Benjamin é um ponto importante da inflexão teórica, sobretudo no que diz respeito à relação entre o outrora e o agora, não em uma dimensão temporal causal, mas imagética.
Palavras-chave: Walter Benjamin, Imagem Dialética, Imagem Critica, Montagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.