A temporalidade das imagens: uma singular experiência do tempo

Autores

  • Dinah de Oliveira UFRJ

Resumo

Resumo: O artigo apresenta uma perspectiva da pesquisa em curso no doutorado em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da URFJ. Trata-se de uma discussão no campo da teoria das imagens alicerçada na hipótese de que as imagens artísticas são constituídas por uma tensão que congrega temporalidades distintas em sua fatura. Na mesma medida, coloca-se em jogo a montagem como técnica fundamental da operação constitutiva das imagens nos trabalhos de arte. A noção de imagem dialética do filósofo Walter Benjamin é um ponto importante da inflexão teórica, sobretudo no que diz respeito à relação entre o outrora e o agora, não em uma dimensão temporal causal, mas imagética.

Palavras-chave: Walter Benjamin, Imagem Dialética, Imagem Critica, Montagem.

Biografia do Autor

Dinah de Oliveira, UFRJ

Dinah de Oliveira é professora Substituta do Instituto de Artes da UERJ, Teórica do Teatro, doutoranda em Artes Visuais na EBA – UFRJ, Mestra em Artes Cênicas e Bacharel em Teoria do Teatro – UNIRIO, membro do Conselho Editorial e Colaboradora Regular da Revista Questão de Crítica, colaboradora artística do Instituto do Ator e Terapeuta Artística da Saúde Mental no CAPSad Mané Garrincha. Atriz formada pela CAL, participou ao longo de 15 anos em mais de 10 realizações cênicas como atriz e diretora na Companhia Studio Stanislavski, dirigida por Celina Sodré. Como artista Visual dedica-se aos estudos da Imagem, da Arte da Performance, da produção em trabalhos de Videoarte, Arte Postal e Livros de Artista.

Downloads

Publicado

2014-12-20