Estudo de caso com uma criança com paralisia cerebral: possibilidades de Ensino em Artes Visuais

Autores

  • Stéfani Rafaela Pintos da Rocha Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Resumo

Este estudo tem o propósito de apresentar uma pesquisa de campo realizada na APAE de Florianópolis-SC com uma criança que tem o diagnóstico de paralisia cerebral. As atividades foram elaboradas objetivando o controle do gesto. Por esse motivo, foram realizadas adaptações de materiais e utilizados também como recursos assistivos o computador e o tablet, para a contação de história com a manipulação de brinquedos e pranchas em relevo, para posteriormente realizar o desenho por este ser considerado importante para o desenvolvimento motor. Como fonte teórica para esse estudo, foram utilizados autores como Duarte (2010, 2011), Wallon (1979), Galvão (2008) e Duarte e Piekas (2013). 

Biografia do Autor

Stéfani Rafaela Pintos da Rocha, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Graduada em Artes Visuais pela FURG em 2012. Atualmente é aluna do mestrado em Artes Visuais pelo PPGAV/ UDESC na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais.

Downloads

Publicado

2015-02-05