Estudo de caso com uma criança com paralisia cerebral: possibilidades de Ensino em Artes Visuais
Resumo
Este estudo tem o propósito de apresentar uma pesquisa de campo realizada na APAE de Florianópolis-SC com uma criança que tem o diagnóstico de paralisia cerebral. As atividades foram elaboradas objetivando o controle do gesto. Por esse motivo, foram realizadas adaptações de materiais e utilizados também como recursos assistivos o computador e o tablet, para a contação de história com a manipulação de brinquedos e pranchas em relevo, para posteriormente realizar o desenho por este ser considerado importante para o desenvolvimento motor. Como fonte teórica para esse estudo, foram utilizados autores como Duarte (2010, 2011), Wallon (1979), Galvão (2008) e Duarte e Piekas (2013).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.