Passeio Público do Rio de Janeiro e uma história que pode ser revista: os catarinenses Xavier Das Conchas e Xavier Dos Pássaros
Resumo
Este artigo tem por objetivo atualizar e lançar luzes sobre uma história um pouco esquecida de artistas de Santa Catarina que trabalharam junto a Mestre Valentim, na concepção do Passeio Público do Rio de Janeiro, em 1779. O site do Passeio Público se refere aos artistas Francisco Xavier Cardoso, o Xavier dos Pássaros e Francisco dos Santos Xavier, o Xavier das Conchas como sendo cariocas, porém os mesmos são catarinenses e gostaríamos de registrar a correção da informação. Ao pesquisarmos documentos do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, encontramos o texto Mestre Valentim e a arte catarinense (1918), de Henrique Boiteux, o qual afirma esse fato e serviu como ponto de partida para a presente pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.