A fotomontagem e a fotografia etnográfica de Grete Stern: modos de ver o corpo contemporâneo
Resumo
Este ensaio é o esboço de uma pesquisa que propõe “ler” as imagens das fotografias e fotomontagens de Grete Stern (1904-1999) a partir das escrituras sobre o corpo contemporâneo e os “modos de ver” implicados em seu trabalho. A leitura elabora-se tomando por fio condutor dois trabalhos da fotógrafa realizadas na Argentina: as fotomontagens Sueños (1948-1952), criadas a partir das cartas enviadas por leitoras de uma página da revista Idilio, intitulada El psicoanálisis le ayudará, com sua crítica à manipulação exercida sobre as mulheres na Argentina daqueles anos, e as fotografias etnográficas dos indígenas do Gran Chaco, datadas entre 1958 e 1964, em que desvela-se o fundo social e antropológico de seu contato com o “objeto” fotografado.
Palavras-chave: Grete Stern, fotomontagens, fotografia etnográfica.
Resumen:
El propósito de este trabajo fue explorar las imágenes de las fotografías y las fotomontajes de Grete Stern (1904-1999) partiendo de las escrituras del cuerpo contemporáneo y los “modos de ver” de su trabajo. La lectura propuesta toma el hilo conductor de dos trabajos que Stern ha realizado en Argentina: las fotomontajes Sueños (1948-1952), criadas a partir de sueños descriptos por lectoras corresponsales de la revista Idilio, en la página titulada El psicoanálisis le ayudará, una crítica de la manipulación que sofría la mujer en la sociedad argentina de la época, y las fotografías etnográficas de los indígenas del Gran Chaco (1958 e 1964), con su función social y antropológico de contacto con el “objeto” fotografiado.
Palabras clave: Grete Stern, fotomontajes, fotografía etnográfica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.