Desenho.modo
Resumo
Resumo: No artigo discorro sobre a proposição de uma geografia do desenho a partir da série de obras Desenho.modo. Parto de minha prática que tem como materiais o desenho, o corpo desenhador e suas articulações com o espaço, para desenvolver procedimentos para a pesquisa: riscar, recolher, nadar. Implica estudos do terreno e do deslocamento para pensar nova cartografia e gerar novos modos de acessar o cotidiano. Assim vislumbro as proposições de Paisagem-Ação e outro modo de localização que se dá por linhas ao invés de pontos. O corpo, mecânico e fluido, considerado o ponto zero para marcar a longitude me atribui o papel simultâneo de superfície e agente da ação. O pensamento de uma geografia do desenho navega entre performance e paisagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.