O Coltan nas Artes Visuais
Resumo
A pilhagem de minérios na África não é nenhuma novidade, mas o silêncio que se faz para exploração do coltan, minério imprescindível às indústrias de alta tecnologia e que já deixou um saldo de mais de cinco milhões de mortos na República Democrática do Congo, revela, dentre outros aspectos, a perversidade do modo de produção capitalista calcado na exploração desmedida da natureza. Artistas sensíveis a esse tema criam em suas poéticas diferentes modos de representar e discutir essa guerra movida por ganância financeira e dependência tecnológica. Este artigo visa problematizar a exploração do coltan e o uso de tecnologias móveis através de quatro trabalhos artísticos: Small Global – Coltan, Blood in the Mobile, Gravesend e I-mine.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.