A androginia nos autorretratos de Claude Cahun: uma subversão de gênero
Resumo
RESUMO
Este artigo pretende analisar alguns autorretratos da artista francesa, nascida em 1894, Claude Cahun. O período principal a ser analisado neste trabalho compreende os anos de 1910 a 1930. Para isso faz-se necessário uma discussão sobre seu contexto histórico; sobre a fotografia, seu principal suporte artístico; bem como a androginia e a discussão acerca da identidade de gênero, sua maior problemática. Para realizar a pesquisa, foram utilizados autores que tratam especificamente da obra de Cahun e outros que abordam temas perpendiculares a ela, a fim de construir um diálogo que fomente uma compreensão sobre seus trabalhos.
Palavras-chave
Claude Cahun; Androginia; Fotografia; Gênero; Autorretrato.
Androgyny in the self-portraits of Claude Cahun: a gender subversion
ABSTRACT
This article aims to examine some self-portraits of French artist, born in 1894, Claude Cahun. The main period to be analyzed in this work comprises the years 1910 to 1930. For this is necessary a discussion of its historical context; about photography, its main artistic support, as well as androgyny and the discussion about gender identity, its main problem. As theoretical support was used authors who specific deal with the work of Cahun and others who cover perpendicular topics to it, in order to build a dialogue which fosters an understanding about their work.
Keywords
Claude Cahun; Androgyny; Photography; Gender; Self-portraits
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.