Cildo Meireles: arte política e globalização

Autores

  • Josimar José Ferreira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lucila Vilela Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo trata de uma investigação das obras do artista Cildo Meireles marcadas por um questionamento político nos limiares da cultura e da globalização. Partindo de um contexto histórico, propõe uma busca da percepção crítica de sua linguagem artística aproximando arte e política, arte e vida.

Biografia do Autor

Josimar José Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Josimar Ferreira é mestrando em Teoria e História da Arte, no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV, no Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Membro do Grupo de Estudos Imagem-acontecimento. Graduado em licenciatura no curso de Artes Plásticas - 2011, pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC, na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. 

Lucila Vilela, Universidade do Estado de Santa Catarina

Lucila Vilela é artista visual e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC), desde 2013. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina desde 2013. Mestre em Estudos Avançados pela Universidade de Barcelona (UB), 2006-2008. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, 1997-2001. Fundadora e Co-editora da Revista Digital Interartive (interartive.org) desde 2008 (ISSN 2013-679X).

Downloads

Publicado

2015-02-05