Licenciatura em Artes Visuais no Brasil: mapeamento da distribuição de cursos e análise da demanda de acessa as vagas
Resumo
Objetivando contribuir com o projeto “Observatório da formação do professor no âmbito do ensino da arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina”, realizamos uma pesquisa de cunho quali-quantitativo visando responder as seguintes questões: a inserção das licenciaturas em Artes Visuais, em âmbito nacional, assim como o interesse pelas mesmas, tem diminuído ou aumentado na última década? Quais as consequências desse cenário na formação em artes? Para tal, analisamos dados oriundos do INEP/MEC relativos tanto a quantidade quanto a relação candidato/vaga das licenciaturas em Artes Visuais, no período de 2004 a 2012. Constatamos que esses cursos tiveram um grande aumento, porém a procura pelos mesmos não ocorreu na mesma proporção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.