Arte e a Falsificação de obras de arte
Resumo
A falsificação de obras de arte é um assunto estigmatizado e pouco comentado. Como tema assume riqueza única por permitir contextualizar o conceito de arte, sua relação sociocultural e econômica e, por fim, lançar luzes à figura do falsificador. A relevância da falsificação manifesta-se ainda no atual número de obras de arte cuja procedência permanece uma incógnita, nesse ponto cumpre informar que hodiernamente o valor da obra de arte deixa de relacionar-se com o potencial de embevecimento e exaltação para assumir seu papel de acordo e imposição do mercado. Sob um olhar crítico e racional a arte pode assumir sua forma de produto de consumo e o falsificador como um reconstrutor da psique artística e da história cultural de um povo. Nessa senda insere-se o presente trabalho cujo objetivo é propor reflexões a respeito do mérito artístico na falsificação de obras de arte. Esta proposta demanda uma leitura livre de questões morais e éticas, aponta o devido status dos artefatos falsificados no cenário da filosofia da arte contemporânea.Downloads
Publicado
2015-02-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.