Diagonal Cero e Hexágono 71, Ativismo e Experimentalismo Impressos
Resumo
O presente artigo tem como intuito observar o contexto de proliferação de publicações de artistas entre os anos 1960-70, de cunho político, independente e experimental, contrárias ao sistema repressor dos países latino e sul americanos. Dessa maneira, tomando como objeto de análise o caso das revistas argentinas Diagonal Cero e Hexágono 71, de Edgardo Antonio Vigo, busca-se refletir sobre a potência desses materiais como meios de comunicação e disseminação do discurso poético conceitual, além de veículos de reivindicação pela liberdade sócio-cultural. Objetiva-se analisar a concepção criativa dessas manifestações gráficas, de forma a perceber a dimensão ativista imbricada na experiência estética.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.