Arte contemporânea e comunicação em massa: Intersecções e desdobramentos artísticos entre dois modelos de sociedade

Autores

  • Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque PUCSP (COGEAE)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Especialista em Comunicação Social

Resumo

Nos últimos 50 anos os avanços tecnológicos dos meios de comunicação influenciaram o surgimento de dois modelos de sociedade. A chamada “sociedade do espetáculo”, centrada na produção de entretenimento pelos meios de comunicação de massa, e a “sociedade em rede”, mais participativa e democrática no uso das mídias. Esse artigo se dedica a discutir as principais mudanças na organização social e principalmente na produção artísticas ocorridas graças ao surgimento desses modelos, tais como a ressignificação de objeto artístico pela Pop Art, a importância de novas teorias interdisciplinares para a nova narrativa não mimética da arte contemporânea, o uso do espaço digital para produção artística e consequentemente as concepções de espectador

Biografia do Autor

Fellipe Eloy Teixeira Albuquerque, PUCSP (COGEAE)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Especialista em Comunicação Social

Especialista em Comunicação Social no Curso de Especialização Cultura e Meios de Comunicação: uma abordagem teórico-prática, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, do SEPAC em convênio com a PUCSP-COGEAE; Licenciado em Educação Artística pelo CEUNSP- Itu. Professor de Educação Básica II- Arte, pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2015-02-05