Arte contemporânea e comunicação em massa: Intersecções e desdobramentos artísticos entre dois modelos de sociedade
Resumo
Nos últimos 50 anos os avanços tecnológicos dos meios de comunicação influenciaram o surgimento de dois modelos de sociedade. A chamada “sociedade do espetáculo”, centrada na produção de entretenimento pelos meios de comunicação de massa, e a “sociedade em rede”, mais participativa e democrática no uso das mídias. Esse artigo se dedica a discutir as principais mudanças na organização social e principalmente na produção artísticas ocorridas graças ao surgimento desses modelos, tais como a ressignificação de objeto artístico pela Pop Art, a importância de novas teorias interdisciplinares para a nova narrativa não mimética da arte contemporânea, o uso do espaço digital para produção artística e consequentemente as concepções de espectador
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.