Arte e tecnologia acessível: uma proposta metodológica
Resumo
Resumo: O presente artigo surge da mesa de conferências realizada no 8o Ciclo de Investigações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV – da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A referida mesa abordou o projeto de pesquisa intitulado LAVAIPE (Laboratório de Arte Interativa para Públicos Especiais), que conta com a participação das bolsistas de Iniciação Científica co-autoras do presente artigo. O LAVAIPE tem como objetivo proporcionar diferentes experiências estéticas para públicos especiais, culminando na realização de um conjunto de exposições com foco na multissensorialidade mediada pela tecnologia. Neste artigo tratamos, igualmente, das problemáticas e metodologias do processo da pesquisa da arte acessível construídas ao longo do estudo, fazendo uma abordagem da importância de pensar a produção artística através da pesquisa, utilizando como arcabouço as reflexões de Zamboni (1998), Rancière (2005), Szturm (2011) e Bulhões (2001) e Sogabe (2010). Através do recorte do percurso, apontamos os desafios encontrados na pesquisa e posteriormente as propostas de soluções, com um plano de pesquisa construído a partir de Morin (2004) e Zamboni (1998), que foi utilizado como orientador do processo de construção da exposição SENSEVER.
Palavras-chave: Arte acessível. Produção artística. Análise de processo.
Accessible technological art: a methodological proposal
Abstract: This article arise of a coference table realized in the 8o Ciclo de Investigações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAV – da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). That table approaches the research project named LAVAIPE Laboratório de Arte Interativa para Públicos Especiais. The project aims at provide different artistic experiences for special public, culminating in a series of exhibitions focusing on sensoriality mediated by technology. In this article we also deal the problematic and methodologies of the research in accessible art which was constructed during the study, addressing the importance that think about the artistic production trough the research, using the reflections of Zamboni (1998), Rancière (2005), Szturm (2011) e Bulhões (2001) e Sogabe (2010).
Keywords: Accessible art, art production, process analysis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.