Leituras de Imagem no Ensino da Arte

Autores

  • Sandra Regina Ramalho e Oliveira UDESC

Resumo

Neste texto, proponho uma reflexão acerca de alguns aspectos sobre o que se tem dito e feito acerca da leitura de imagens. Ressalto a importância da pluralidade, também no caso das leituras. Reafirmo meu respeito pelas bases teóricas diferentes da semiótica. Retomo algumas incompreensões. Assumo a complexidade como um fator inerente à questão. E tento ser otimista.

Palavras-chave: leitura de imagens; semiótica visual; ensino da ate; linguagem visual.

 

 

Readings of Image in Teaching of Art

 

Abstract: In this paper, I propose a reflection about some aspects of what is being said and done about the reading of images. I stress the importance of plurality, also in the case of the readings. I reiterate my respect for different theoretical foundations of semiotics. I reiterate some misunderstandings. I assume complexity as a factor inherent in the issue. AND I try to be optimistic.

Keywords: reading visual images; semiotics; teaching of up; visual language.

Biografia do Autor

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, UDESC

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986), é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atua na Graduação e no Mestrado em Artes Visuais e Design como professora e orientadora. É membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Semióticos e Transdisciplinares do CNPq e, também, é membro da InSEA (International Society of Education through Art), da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), da AICA (Association Internationale de Critiques dArt), da ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. 

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Publicado

2014-02-26

Edição

Seção

Dossiê