Leituras de Imagem no Ensino da Arte
Resumo
Neste texto, proponho uma reflexão acerca de alguns aspectos sobre o que se tem dito e feito acerca da leitura de imagens. Ressalto a importância da pluralidade, também no caso das leituras. Reafirmo meu respeito pelas bases teóricas diferentes da semiótica. Retomo algumas incompreensões. Assumo a complexidade como um fator inerente à questão. E tento ser otimista.
Palavras-chave: leitura de imagens; semiótica visual; ensino da ate; linguagem visual.
Readings of Image in Teaching of Art
Abstract: In this paper, I propose a reflection about some aspects of what is being said and done about the reading of images. I stress the importance of plurality, also in the case of the readings. I reiterate my respect for different theoretical foundations of semiotics. I reiterate some misunderstandings. I assume complexity as a factor inherent in the issue. AND I try to be optimistic.
Keywords: reading visual images; semiotics; teaching of up; visual language.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.