Sobre Arquivo e Montagem em Frans Post
Resumo
RESUMO: Considerando arquivo e montagem como uma recusa ao mito da originalidade e do avanço da arte contemporânea, trata-se de abordar a obra tanto como parte da clausura do tempo, uma vez que é num determinado enquadramento histórico que ela nasce, como escapatória, uma vez que na sua potência singular pode alcançar outras temporalidades. Tal entendimento exemplifica-se em Frans Janszoon Post, primeiro artista a documentar as terras coloniais, através da pintura in loco e seguir pintando o tema da paisagem brasileira por toda a vida. Aos 24 anos integrou a comitiva do governo holandes no Brasil, encarregado de registrar com fidelidade a topografia, a arquitetura militar e civil, além das cenas com diferentes grupos humanos. Assimilando e processando um repertório paisagístico setentrional, produziu uma abordagem singular, primeiro com o frescor da emoção direta, depois através de aspectos da imaginação onírica e de memória, destacando elementos exóticos da fauna e flora tropical. Tanto na proximidade espacial como na distância temporal, seu gesto implica o uso de um arsenal imagético constantemente reconfigurado. Contemplando em cada trabalho, os vestígios dos arquivos materiais e conceituais, subjetivos e alhures, articulados e constantemente reelaborados, construiu um pensamento pictórico movente, através das formas geográficas e vegetais, humanas e animais que se repetiram e permaneceram, ainda que constantemente alteradas.
Palavras-Chave: Frans Post, arquivo, montagem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.