Valores no brinquedo artesanal
Resumo
Autores de épocas diferentes, como Benjamin e Brougère, têm relevantes construções de pensamento que contribuem para a discussão sobre brinquedos. Quando se fala em brinquedo artesanal hoje, pouco se teoriza em torno deste objeto, que parece demonstrar um aspecto tão genuíno de ludicidade. Encontra-se dificuldade em definir o brinquedo artesanal, visto que este nome é dado a objetos que se encontram sob as mais variadas condições e origens: de feiras de rua e artesãos simples a fábricas que produzem em maior escala e que apresentam o produto de forma mais planejada. Situando-o na história, podem-se perceber as modificações de valor que o brinquedo exibe, conectando-se de forma íntima com seu contexto social. Considerando seu aspecto lúdico, o brinquedo artesanal é explorado neste texto através de uma dimensão simbólica, termo este que, apesar de ser utilizado com os mais diversos fins, aqui se situa entre o pensamento de Piaget com relação à função simbólica e o pensamento de Brougère, referente ao destaque que confere à função simbólica no brinquedo.
Palavras-chave: brinquedo artesanal, origens, significados, dimensão simbólica.
Values in handmade toys
Abstract: Writers of different times originated important thought constructions that might be used in a discussion on toys, such as Walter Benjamin and Gilles Brougère. When we speak of handmade toy these days, it is not common to bring up theories about this object, which seems to carry a true playful quality. It is a difficult task to define the handmade toy, as its name is used for objects that come from different places: from street markets and simple artisans to industries which work with large scale production and a more planned and designed way of thought. As we locate the toy in a history line, we can notice its values changes through time and social context. As its playful quality is considered, the toy is examined under a symbolic perspective in this text. Despite the multiple usage of the term symbolic, it is situated in this text between Piaget’s concept of symbolic function and Brougère’s ideas about the toy’s symbolic function.
Keywords: handmade toys, origins, meanings, symbolic perspective.
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