Morte e nascimento na imagem de Jacinto e Apolo
Resumo
Este trabalho apresenta uma leitura detalhada da imagem “A morte de Jacinto” do pintor neoclássico Francês Joseph Blondel, seguindo os procedimentos propostos por Oliveira (2005) e atentando para os aspectos de Estrutura Básica até os Planos de Conteúdo da imagem, aonde se pode enfim buscar relações históricas, mitológicas e artísticas com a obra do pintor. O trabalho levanta a reflexão entre as relações de arte e morte, ou a própria dualidade entre vida e morte que está presente na referida obra, e em uma infinidade de outros trabalhos que compõem o arsenal da história da arte.
Palavras-chave: Mitologia, Semiótica, Leitura de Imagem, Pintura, Arte.
Death and birth in the image of Jacinto and Apolo
Abstract: This work presents detailed reading of the image "The Death of Jacinto" by the neoclassical French artist Joseph Blondel, Such a reading is carried out by following the procedures proposed by Sandra Ramalho e Oliveira, and by paying special attention to the image Basic Structure and Content Plans, where we can finally establish historical, mythological and artistic relations. This work exploits the relationship between art and death, or the dualism life and death itself that is present on this
Keywords: Mythology; Semiotics; Image Reading; Painting; Arts.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.