A vocação expressional da luz: o design da iluminação no espaço urbano contemporâneo como arte pública
Resumo
Distante de definições técnicas recorrentes, o objetivo é discutir o que é luz, como ferramenta, e quais as implicações de sua aplicação como design sistematizado nas cidades. Trata-se de uma proposição teórica com base em conceitos como a alteração das funções da luz no tempo, o movimento de embelezamento das cidades e a semiótica aplicada ao espaço. O produto da discussão é a comparação da iluminação a uma obra artística, devido à vocação expressional de ambas, uma vez que o design da iluminação no espaço urbano contemporâneo é capaz de produzir “cenas” que causam reações fisiológicas, psicológicas e estéticas no usuário, enquanto arte pública.
Palavras-chave: luz, design da iluminação, vocação expressional, espaço urbano, arte pública.
The expressional vocation of light: the lighting design in contemporary urban space as a public art
Abstract. Distant from the current technical definitions, the goal is to discuss what is light, as a tool, and what are the implications of its application as a systematized design in cities. It is a theoretical proposition based on concepts such as the changes of light functions in time, the movement of city beautification and the semiotics applied to space. The product of the discussion is the comparison of lighting to an artistic work, due to expressional vocation of both, since the lighting design in contemporary urban space is capable of producing "scenes" that cause physiological, psychological and aesthetic reactions in user, as a public art.
Keywords. light, lighting design, expressional vocation, urban space, public art.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.