O curador-editor e o múltiplo como forma de dispersão.
Resumo
Este texto tem o objetivo de abordar possíveis aproximações entre a função de Editor desempenhada por Il Baviera na sociedade que manteve com Raffaello Sanzio e Marcantonio Raimondi no início do século XVI, e a de Curador-editor que Seth Siegelaub teve entre as décadas 1960 e 70. Apesar de atuarem em contextos culturais e econômicos bastante distintos ambos usam “impressões gráficas”, múltiplos, como estratégias para a circulação de trabalhos de arte, a expansão de circuitos já estabelecidos e criação de outros, bem como o estabelecimento de novos padrões visuais artísticos e expositivos.
Palavra-chave: curador-editor, publicações de artistas, circuito de arte.
The curator-editor and the multiple as a form of scattering
Abstract: This text aims to address possible links between the Editor role played by Il Baviera in society he had with Raffaello Sanzio and Marcantonio Raimondi in the early sixteenth century, and Curator-editor Seth Siegelaub had decades between 1960 and 70. Despite acting in cultural and economic contexts quite different both use "graphic prints", multiples, as strategies for moving artwork, expansion circuit already established and creating others, as well as the establishment of new standards for visual arts and exhibitions.
Keywords: curator-editor, publications made by artists, art circuit.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.