Exposições como problema de pesquisa

Autores

  • Francielly Rocha Dossin UFSC

Resumo

A história da arte moderna e contemporânea vem sendo compreendida através de suas exposições, momento em que as obras “acontecem”. É pela exposição que a arte se apresenta, é recebida e percebida; e não de forma isolada, as obras formam um conjunto selecionado e justificado pela curadoria e pelas redes que as fomentam. Portanto, historicizar as exposições vem sendo um importante aporte não só para a história, mas também para toda a pesquisa que visa compreender os aspectos artísticos e culturais da contemporaneidade. Tendo isso em vista, o presente artigo tem como objetivo compreender a importância que as exposições ocupam na historiografia e na própria concepção do fenômenos artísticos em tempos de “arte global”.

Palavras-chave: história das exposições, arte contemporânea, história da arte, arte global.

 

 

Art Exhibitions as research problem

 

Abstract:  This paper aims to understand the historiographic significance that art exhibitions has gained into art historiography also in the artistic phenomena conceptions. The modern and contemporary art history has been understood through its exhibitions, in which the art works "happens". Moreover, the exhibition is the moment when art is showed, received and perceived, and not separately, works form a set presented and justified by the curators and networks that foster it. Therefore, historicizing the exhibitions has been an important contribution not only to the art history, but also for the entire historical research that aims to understand the artistic and cultural aspects of contemporary world in global art times.

Keywords:  exhibitions history, contemporary art, art history, global art.

 

 

Biografia do Autor

Francielly Rocha Dossin, UFSC

Bacharel em Artes Plásticas e Mestre em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGAV/UDESC. Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Edição

Seção

Artigos