Exposições como problema de pesquisa
Resumo
A história da arte moderna e contemporânea vem sendo compreendida através de suas exposições, momento em que as obras “acontecem”. É pela exposição que a arte se apresenta, é recebida e percebida; e não de forma isolada, as obras formam um conjunto selecionado e justificado pela curadoria e pelas redes que as fomentam. Portanto, historicizar as exposições vem sendo um importante aporte não só para a história, mas também para toda a pesquisa que visa compreender os aspectos artísticos e culturais da contemporaneidade. Tendo isso em vista, o presente artigo tem como objetivo compreender a importância que as exposições ocupam na historiografia e na própria concepção do fenômenos artísticos em tempos de “arte global”.
Palavras-chave: história das exposições, arte contemporânea, história da arte, arte global.
Art Exhibitions as research problem
Abstract: This paper aims to understand the historiographic significance that art exhibitions has gained into art historiography also in the artistic phenomena conceptions. The modern and contemporary art history has been understood through its exhibitions, in which the art works "happens". Moreover, the exhibition is the moment when art is showed, received and perceived, and not separately, works form a set presented and justified by the curators and networks that foster it. Therefore, historicizing the exhibitions has been an important contribution not only to the art history, but also for the entire historical research that aims to understand the artistic and cultural aspects of contemporary world in global art times.
Keywords: exhibitions history, contemporary art, art history, global art.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.