Seres imaginários: a pareidolia aplicada à pintura
Resumo
Este trabalho discorre sobre teorização e materialização de uma produção artística, com base nas poéticas visuais. A teoria funda-se em autores que trabalham os conceitos de percepção, configuração e produção artística. Evidencia e contextualiza a caminhada de uma criação artística, na busca de uma linguagem com base na pareidolia como propulsor da criação. Dá-se ênfase à teoria sobre a importância da pesquisa em artes visuais, com base nas poéticas visuais. Em seguida, traça-se um caminho para entender o processo de percepção e de criação com base em Fayga Ostrower. No decorrer do texto, temos alguns apontamentos sobre o que é a pareidolia e como se tentou entendê-la um pouco melhor, com base na teoria da percepção da forma, a Gestalt. Ao final, por meio de uma descrição do processo e com interligações teóricas que fundamentam a criação, tentou-se elucidar o caminho percorrido até a conclusão da proposta artística, com análises sobre a belo, a percepção da obra e a fruição artística. Fica evidente que temos muito ainda a discutir e analisar, pois a pesquisa abre essa possibilidade.
Palavras-chave: percepção, pareidolia, objeto artístico, poéticas visuais.
Imaginary Beings: pareidolia applied to painting
Abstract: This paper discusses theory and realization of an artistic production, based on visual poetics. The theory is based on authors who study the concepts of perception, configuration and artistic production. Put in evidence and contextualizes the route of an artistic creation, in search of a language based on pareidolia as engines of creation. Emphasis is given to the theory about the importance of research in visual arts, based on visual poetics. Then we draw a path for understanding the process of perception and creation based on Fayga Ostrower. Throughout the text, we have some notes about what is pareidolia and how they tried to understand it a little better, based on the theory of shape perception, the Gestalt. At the end, through a process description and theoretical interconnections that underlie the creation, we tried to elucidate the path to completion of the artistic proposal, with analyzes of the beautiful, the perception of the work and artistic enjoyment. It is evident at the end of this work we have still much to discuss and analyze.
Keywords: perception, pareidolia, artistic object, visual poetics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Ciclos é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista.Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.