Ensino de Estatística e de Probabilidade para os anos iniciais de escolarização: uma proposta para trabalhar resolução de problemas em contextos de jogos

Autores

  • Rúbia Juliana Gomes Fernandes UTFPR
  • Guataçara dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017062

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar de que maneira a resolução de problemas em situações de jogos, pode ser uma ferramenta de contribuição para o ensino e a aprendizagem dos conhecimentos matemáticos referentes à Estatística e a Probabilidade. Com o intuito de atingir o objetivo apresentado, foi desenvolvida uma pesquisa numa turma de alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Curitiba. Para tal, foi trabalhada uma sequência de ensino direcionado aos conteúdos básicos de matemática. A metodologia utilizada na pesquisa é aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Ao analisar os resultados advindos do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço significativo quanto à aquisição dos conteúdos com relação aos conhecimentos de Matemática. 

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Estatística. Probabilidade. Jogos e Resolução de Problemas.

 

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

FERNANDES, Rúbia Juliana Gomes; JUNIOR, Guataçara dos Santos. Ensino de Estatística e de Probabilidade para os anos iniciais de escolarização: uma proposta para trabalhar resolução de problemas em contextos de jogos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 62–80, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/9548. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos