Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas: alguns aspectos orientadores para a prática docente

Autores

  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina.
  • Edilaine Regina dos Santos Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017051

Resumo

Neste artigo, a partir de uma revisão de literatura, destacamos aspectos que podem ser orientadores para a prática do professor no ensino de Matemática através da Resolução de Problemas. Para isso, apresentamos considerações a respeito do planejamento da tarefa matemática e das ações do professor na condução de uma aula nessa concepção de ensino. Com relação ao planejamento da tarefa, a literatura tem evidenciado que a escolha dela deve levar em conta fundamentalmente a matemática que o professor gostaria que seus alunos aprendessem, e, que a antecipação de possíveis resoluções pode auxiliar na condução do discurso com a turma. No que tange à condução da aula, a literatura tem apresentado sugestões tanto no que se refere a que ações o professor pode desenvolver durante o trabalho com os alunos quanto no que diz respeito a como pode desenvolvê-las. Dada a complexidade do ensino de Matemática através da Resolução de Problemas, consideramos que tais sugestões podem auxiliar professores no desenvolvimento de uma prática baseada nessa concepção de ensino.

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Biografia do Autor

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Área: Educação Matemática.

Edilaine Regina dos Santos, Universidade Estadual de Londrina.

Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Área: Educação Matemática.

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

TEIXEIRA, Bruno Rodrigo; SANTOS, Edilaine Regina dos. Ensino de Matemática através da Resolução de Problemas: alguns aspectos orientadores para a prática docente. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 51–71, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017051. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8895. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos