Educação Financeira para alunos de um curso de Engenharia de Produção <br> Financial Education for students of a Production Engineering Course
Resumo
Resumo
Neste texto propomos a discussão de um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa PEAMAT/PUCSP. Trata-se de um estudo diagnóstico no tema Educação Financeira, envolvendo alunos de um curso de Engenharia de Produção da cidade de São Paulo. Os conhecimentos desse campo da Matemática são de suma importância na formação do engenheiro de produção, conforme se pode observar na descrição das características esperadas nos egressos de tais cursos, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia. A análise dos dados coletados foi feita à luz dos resultados de pesquisas na área de Educação Financeira, assim como aspectos teórico-metodológicos inerentes à Análise Estatística Implicativa (ASI), possibilitada pelo uso do software CHIC (Classificação Hierárquica Implicativa e Coesitiva). Os resultados obtidos por meio de formulário aplicado permitiram classificar os alunos de Engenharia de Produção segundo suas concepções sobre elementos da educação financeira, mostrando principalmente a evolução dos mesmos durante os cinco anos do curso quando o assunto é Finanças Pessoais.
Abstract
In this text we propose the discussion of a part of a research developed within the scope of the research group PEAMAT / PUCSP. This is a diagnostic study in the subject of Financial Education, involving students of a Production Engineering course in the city of São Paulo. The knowledge of this field of Mathematics is very important for the formation of the engineer of production, as it can be observed in the description of the expected characteristics in the graduates of such courses, present in the National Curricular Guidelines for the courses of Engineering. The analysis of the collected data was made in the light of the results of research in the area of Financial Education, as well as theoretical and methodological aspects inherent to the Statistical Implicative Analysis (ASI), made possible by the use of the software named CHIC (Hierarchical Classification Implication and Coesitive – implication intensity). The results obtained through an applied form allowed to classify the students of Production Engineering according to their conceptions about elements of financial education, showing mainly their evolution during the five years of the course when the subject is Personal Finance.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.