Uma proposta de Educação Financeira com Jovens-Indivíduos-Consumidores (JIC’S)

Autores

  • André Bernardo Campos UFVJM
  • Marco Aurélio Kistemann Jr. UFJF

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa, de cunho qualitativo, cujo eixo central foi Educação Financeira. Nosso estudo tem como objetivo investigar a produção de significados para os resíduos de enunciação de estudantes do Ensino Médio em relação às situações-problemas financeiras apresentadas. Partindo de um projeto de extensão universitária, propomos situações-problemas e discussões sobre o tema, buscando provocar reflexões, bem como oferecer acesso a informações para a tomada de decisões de consumo. Para tal, fundamentamo-nos nas ideias da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose e no Modelo dos Campos Semânticos de Romulo Campos Lins. Nossa pesquisa ainda revelou uma considerável necessidade de se implementar ações junto aos estudantes, de forma a contribuir para a formação de cidadãos financeira e criticamente educados. E, para que isso se concretize, apresentamos um Curso de Extensão de Educação Financeira como produto educacional.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Kistemann Jr., UFJF

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann  Junior
Federal University of Juiz de Fora (UFJF)
Director of the Brazilian Society of Mathematics Education-MG
Group Leader of the Financial-Economic Research in Mathematics Education (GRIFE/UFJF)
Postgraduate Program in Mathematics Education-Professional Master's in Mathematics Education
Department of Mathematics (ICE)-Room 408
BrazilTWITTER: @MARCOKISTEMANN(32) 91080105
Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário
Bairro São Pedro - CEP: 36036-900 - Juiz de Fora - MG
 

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Publicado

2016-12-09

Como Citar

CAMPOS, André Bernardo; KISTEMANN JR., Marco Aurélio. Uma proposta de Educação Financeira com Jovens-Indivíduos-Consumidores (JIC’S). Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 211–233, 2016. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/8858. Acesso em: 25 dez. 2024.