Uma experiência vivida com estudantes do ensino médio: reflexões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica
Resumo
Esse artigo busca compartilhar com a comunidade de educadores matemáticos, algumas reflexões a respeito da Educação Financeira que temos praticado e pesquisado de forma colaborativa no contexto da Educação Básica. Para tanto, relatamos uma experiência desenvolvida com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro, na qual puderam refletir a respeito das compras por meio do uso de cartões de crédito, com ênfase na matemática em ação no cálculo dos juros de refinanciamento. Essa atividade serviu de pano de fundo às nossas reflexões, a partir das quais pudemos tanto descortinar possibilidades como considerar incertezas relevantes ao desenvolvimento da Educação Financeira que temos praticado e pesquisado, segundo as preocupações da Educação Matemática Crítica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.