Educação Financeira crítica: questões e considerações
Resumo
O trabalho apresenta conhecimentos, orientações e informações, desenvolvidos em uma experiência didática cujos propósitos foram os de explorar, apresentar e aprofundar conteúdos e recomendações, próprios das temáticas: Educação Financeira e Matemática Financeira; oportunizar os alunos no que refere à apropriação de conceitos e procedimentos e a avaliação acerca de crenças e concepções - possivelmente oriundas de experiências pessoais e/ou familiares. A experiência didática constitui-se de parte importante, necessária e essencial de um repertório de orientações financeiras as quais visam apresentar razões para justificar o desenvolvimento de estudos acerca de conceitos concernentes à Matemática Financeira, mas não apenas a isso como também têm o propósito de contribuir para formar valores de cidadania e fomentar reflexões e análises críticas. Quanto à fundamentação teórica valemo-nos de conceitos próprios de práticas reflexivas defendidos por Zeichner (1993) e da Metodologia Design Experiments, na perspectiva de Cobb et all (2003). Os alunos foram distribuídos em grupos de até quatro alunos cada. As questões que serviram de base para reflexões e discussões foram propostas em textos escritos em dez tiras de papel (uma questão por tira).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.