O que se aprende com imagens matemáticas? Uma experiência na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as percepções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos envolvendo aprendizagem através da utilização de imagens matemáticas nas aulas de Matemática destacando percepções, interpretações e observações quanto às imagens aplicadas aos estudantes. Participaram desta pesquisa 16 alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública estadual do município de Bragança – PA. Os dados foram coletados através de imagens matemáticas entregues aos alunos para que escrevessem o que conseguissem observar nas imagens. A pesquisa revela a satisfação dos alunos com a metodologia utilizada e que atividades desta natureza envolvem os alunos ao ponto de nem perceberem passar o tempo da aula. Os resultados obtidos sinalizam que a atividade despertou nos alunos questões de Matemática, de outras áreas do currículo escolar e ainda questões do cotidiano. O aspecto visual das imagens acaba atraindo a atenção do aluno e isto fez com que os alunos acabassem se dedicando mais à atividade, o que nos levou a concluir que os estudantes conseguem fazer associações da Matemática com outras disciplinas e com questões do cotidiano. Esta prática aponta para o sucesso em atividades com enfoques para uma abordagem interdisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.