A Musicalidade na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: conversando sobre o sistema de numeração decimal

Autores

  • Herica Cambraia Gomes Doutoranda em Educação Matemática - PUC / São Paulo Pesquisadora-Responsável LIPANEMA - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática - UBM Mestre Ensino Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UNIFOA Especialista:Pedagogia Terapêutica, Alfabetização e Educação Especial - UNIRIO Pedagoga, Musicista, Extensão em Neuropsicologia do Desenvolvimento
  • Edvonete Souza de Alencar Professora Assistente da Faculdade de Educação da UFGD. Doutoranda em Educacao Matematica pela Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo. Mestre em Educacao Matematica pela UNIBAN SP

Resumo

Este artigo objetiva refletir a proposta de utilização do ferramental didático da musicalidade, típica da historicidade humana, como estratégia de ensino na matemática dos anos iniciais do ensino fundamental, elegendo como conteúdo o Sistema de Numeração Decimal. Trata-se de um estudo documental, referenciado em pesquisas acerca de musicalidade, corporeidade, cognição e educação matemática. Nossas observações foram realizadas com atividades organizadas segundo a teoria da Transposição Didática de Chevallard, desenvolvidas com alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Em nossa análise percebemos a importância do aprofundamento acerca do tratamento didático nas ações de planejamento e suas relações com a aprendizagem matemática considerando elementos da neurociência. Além disso, teorizamos fatores significativos nas relações entre Musicalidade, Neurociência Educacional e Matemática, como nova contribuição para a formação de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herica Cambraia Gomes, Doutoranda em Educação Matemática - PUC / São Paulo Pesquisadora-Responsável LIPANEMA - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática - UBM Mestre Ensino Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UNIFOA Especialista:Pedagogia Terapêutica, Alfabetização e Educação Especial - UNIRIO Pedagoga, Musicista, Extensão em Neuropsicologia do Desenvolvimento

Doutoranda em Educação Matemática - PUC / São PauloPesquisadora-Responsável LIPANEMA - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa Aplicada: Neurociência Educacional, Música e Matemática - UBMMestre Ensino Ciências da Saúde e do Meio Ambiente - UNIFOAEspecialista:Pedagogia Terapêutica, Alfabetização e Educação Especial - UNIRIOPedagoga, Musicista, Extensão em Neuropsicologia do Desenvolvimento

Edvonete Souza de Alencar, Professora Assistente da Faculdade de Educação da UFGD. Doutoranda em Educacao Matematica pela Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo. Mestre em Educacao Matematica pela UNIBAN SP

Professora Assistente da Faculdade de Educação da UFGD. Doutoranda em Educacao Matematica pela Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo. Mestre em Educacao Matematica pela UNIBAN SP

Downloads

Publicado

2015-12-13

Como Citar

GOMES, Herica Cambraia; ALENCAR, Edvonete Souza de. A Musicalidade na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: conversando sobre o sistema de numeração decimal. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 18–32, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/6933. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Edição Temática