O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta envolvendo histórias em quadrinhos

Autores

  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense
  • Karine Martins Barroso Pacheco Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo apresenta relato de experiência envolvendo análises a respeito da utilização de recursos lúdicos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Analisa que a ludicidade tem o caráter de enriquecer as práticas pedagógicas, estimulando o estudante a participar das atividades propostas, pesquisar, socializar seus acertos e erros e construir novas soluções para os desafios impostos por essas atividades. Destaca a criação de histórias envolvendo conteúdos da área de matemática, em especial a porcentagem. Por meio da utilização de recursos computacionais prontos e disponíveis gratuitamente no ambiente virtual da internet, foram desenvolvidas as atividades que tiveram como resultados, dentre outros, a maior percepção por parte dos estudantes sobre a importância do estudo de matemática, e que seu estudo pode se tornar mais envolvente e convidativo, além de auxiliar o docente a desmistificar a corrente ideia da inacessibilidade da área, servindo como um modo atraente de superar as dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP)

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

FREITAS, Adriano Vargas; PACHECO, Karine Martins Barroso. O lúdico no processo de ensino e aprendizagem da matemática: uma proposta envolvendo histórias em quadrinhos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 94–106, 2015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/5900. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência