Os Saberes Docentes Sobre o Objeto Matemático da Divisão
Resumo
Este artigo é um resultado parcial de uma pesquisa com formação de professores que teve como objetivo analisar as observações de professores sobre o desempenho de alunos fictícios em uma situação envolvendo o objeto matemático - divisão . Este estudo foi realizado em uma escola da rede pública de São Paulo com excelente índice de proficiência em Matemática em uma avaliação externa. Selecionamos para este estudo cinco professores que lecionam no 5° ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico embasamos nos autores que tocam os Saberes Docentes entre eles: Shulman (1986) e Ball e Bass (2003). Como fundamentação matemática utilizamos Vergnaud (1990). Os dados foram coletados por meio de questionários no qual os professores analisaram resoluções de alunos fictícios . Esta pesquisa identificou como os professores analisam as produções do alunos. Permitiu ainda a reflexão sobre a mudança na formação inicial e continuada desses educadores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.