Atribuição de Significado ao Conceito de Proporcionalidade: contribuições da História da Matemática

Autores

  • José Roberto Costa Júnior UEPB

Resumo

Este estudo é o resultado de um trabalho que aborda a História da Matemática como fonte de atribuição de significado ao conceito de proporcionalidade. Adotamos a metodologia de pesquisa qualitativa e trabalhamos com um grupo de professores da rede pública de ensino do nível básico de uma cidade da Paraíba. Objetivamos neste estudo conhecer os significados atribuídos ao conceito de proporcionalidade por meio de atividades mediadas pela História da Matemática, bem como averiguar se uma abordagem desta natureza possibilita modificação nesse sentido. Os resultados obtidos por meio da análise dos dados indicaram que as atividades contribuíram no que se refere ao alcance dos objetivos. Por outro lado mostrou, também, que existe um longo percurso a ser trilhado no sentido de tornar a História da Matemática subsídio efetivo na prática desses professores, tendo em vista a falta de formação tanto inicial quanto continuada nesta área de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Costa Júnior, UEPB

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor na Universidade Estadual da Paraíba e da rede municipal de ensino de Campina Grande PB.

Downloads

Publicado

2013-11-20

Como Citar

COSTA JÚNIOR, José Roberto. Atribuição de Significado ao Conceito de Proporcionalidade: contribuições da História da Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 34–54, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/3961. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos