Contribuições de um estudo exploratório como subsídio à construção de uma proposta pedagógica de educação sexual com adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0106

Palavras-chave:

sexualidade, educação sexual, adolescência, ensino

Resumo

Este artigo busca apresentar as etapas de desenvolvimento de um produto educacional gerado a partir de uma pesquisa de mestrado cujo foco foi auxiliar professores no diálogo sobre sexualidade em diferentes espaços educativos. Como aporte teórico, parte-se de uma Educação Sexual Intencional. Como procedimentos metodológicos, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho exploratório. Partiu-se da aplicação de um questionário com adolescentes a fim de verificar seus conhecimentos prévios sobre sexualidade bem como explorar quais temáticas seriam de interesse dos participantes. Em sequência, foram realizadas rodas de conversa com os adolescentes em que os temas selecionados por eles foram discutidos. Com base nos dados coletados e analisados a partir da realização das rodas de conversa, desenvolveu-se um caderno de orientações para docentes com o título “Contribuições de um estudo exploratório como subsídio à construção de uma proposta pedagógica de educação sexual com adolescentes”. Como resultados, destaca-se que todo o processo de pesquisa foi desenvolvido com os adolescentes, tornando-se possível propor rodas de conversa como ações de educação sexual em diferentes espaços educacionais com temáticas afetas à sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla May Caust, Colégio Cenecista José Elias Moreira

Mestre em Educação pelo  Mestrado profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC, Coordenadora Pedagógica, Colégio Cenecista José Elias Moreira (CNEC), Joinville/SC/Brasil.

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela UFSC, Professora Associada, UDESC (PPGECMT), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville/SC/Brasil.

Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Psicologia pela UFSC, Professora Adjunta, UDESC (PPGE/FAED), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC. Brasil.

Referências

ABADE, Flávia; et al. Para reinventar as Rodas. Belo Horizonte: Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM), 2008. Publicação eletrônica.

ADAMY, E. K., ZOCCHE, D. A. de A., VENDRUSCILO, C., SANTOS, J. L. G. dos ., ALMEIDA, M. de A.. Validação na teoria fundamentada nos dados: rodas de conversa como estratégia metodológica. Revista Brasileira De Enfermagem, 71(6), 3121–3126, 2018. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0488.

BARROSO, Carmen; BRUSCHINI, Cristina. Sexo e Juventude: como discutir a sexualidade em casa e na escola. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL, Carla Sofia Dias. A formação de educadores na Educação Sexual emancipatória: um estudo dos níveis de reflexão nas práticas pedagógicas. 2009.

CAUST, Carla May. Adolescência e Sexualidade: Um estudo Exploratório por meio de Rodas de Conversa. Orientadora: Fabíola Sucupira Ferreira Sell. 2021. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2021.

CERVO, Luiz A.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Diário de campo: um instrumento de reflexão. In: contexto e Educação, nº 7, Juí: Inijuí, 1987.

GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

CAUST, Carla May; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira; MENDES, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira. Contribuições de um estudo exploratório como subsídio à construção de uma proposta pedagógica de educação sexual com adolescentes. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0106, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/boem/article/view/24870. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias